Minha História

Meu nome é Nathália Donato, sou Educadora Alimentar com foco em crianças e mãe da Gabriela, de 8 anos.

Criei a Chefe de Papinha em junho de 2013, inspirada pela minha experiência de sucesso com minha filha Gabriela e pela vontade de ajudar famílias a descomplicar a alimentação saudável.

Quando engravidei, não tinha a menor noção sobre alimentação e mal sabia cozinhar. Até então, minha especialidade era aquecer comida pronta no micro-ondas. Decidi que faria diferente com a minha filha. Aproveitei meus dotes jornalísticos para pesquisar sobre nutrição infantil, devorei o manual da Sociedade Brasileira de Pediatria e fui me aventurar na cozinha. 
Com o tempo, fui pegando prática e encontrei dentro de mim o “dom de fazer papinha”. Nas redes  sociais, encontrei mães cheias de dúvidas sobre como alimentar seus bebês e percebi que eu podia ajudá-las a encarar isso com mais tranquilidade.

Movida pelo desejo de passar adiante o que eu tinha aprendido com a minha filha e com as minhas pesquisas, montei a Chefe de Papinha e busquei apoio de profissionais da área, além de fazer cursos para aprimorar os meus conhecimentos, como o de Cozinha Profissional, Técnico em Nutrição, BLW e Disciplina Positiva na Alimentação Infantil.

Hoje, meu trabalho é focado nas aulas de Educação Alimentar para crianças em escolas e espaços de convivência, por meio de aulas de culinária e atividades lúdicas, e de consultorias para famílias que desejam melhorar a alimentação das crianças por meio de ferramentas positivas que permitem criar uma relação saudável e afetiva com os alimentos.

  • Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA)

  • Certificação em Cozinha Profissional - Instituto Gastronômico das Américas 

  • Certificação em BLW em workshop com as precursoras do método, Gill Rapley e Tracey Murkett 

  • Técnico em Nutrição pelo Senac

  • Curso "Bases da Nutrição Infantil e Juvenil" - Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de SP

  • Curso "Child Nutrition" - Stanford School of Medicine - EUA

  • Curso "Cooking for the New Generation" - Institute of Child Nutrition - University of Mississippi - EUA

  • Formação em Letras e Jornalismo

  • Meus Valores


- Seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e Organização Mundial de Saúde.

- Apoiar a amamentação prolongada, inclusive após a introdução de alimentos sólidos.

- Contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância.

- Permitir à criança ser protagonista na sua alimentação, tendo liberdade para tocar e experimentar os alimentos no seu tempo.

- Ensinar sobre alimentação infantil numa linguagem de fácil compreensão por crianças e adultos.

© BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA NO INPI.