©2019 BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA.

O que é gordura trans?

16.02.2018

 

Esses biscoitos salgados que parecem tão inofensivos trazem dentro deles um ingrediente bem comum, infelizmente, a gordura vegetal hidrogenada.

Afinal, o que é essa gordura? As gorduras vegetais hidrogenadas são produzidas artificialmente através da "hidrogenação industrial de óleos vegetais e marinhos", um processo que produz ácidos graxos que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

 

Ela faz parte do grupo da GORDURA TRANS, presente em quase todos os alimentos industrializados, por aumentar o sabor e a vida útil dos produtos. Estudos científicos recentes comprovaram que esse tipo de gordura faz mal à saúde, podendo levar ao aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL), e redução dos níveis de colesterol bom (HDL).

 

O grande problema é que os fabricantes encontram uma brecha na lei de rotulagem para declarar que determinado alimento "não contém gordura trans". Isso porque, se no cálculo da porção (o quanto você, teoricamente, deveria consumir) for encontrado algo abaixo de 0,2g de gordura trans, o fabricante pode alegar que "não contém gordura trans". Mas, você consome somente a porção indicada? Quanto de gordura trans teria se você consumisse o pacotinho todo?

 

Pense em quantas vezes o seu filho consome esse tipo de produto e o quanto de gordura trans ele vem ingerindo. Algumas crianças chegam a comer biscoitos assim TODOS OS DIAS. Já há estudos associando também o consumo da gordura trans ao aumento da obesidade.

 

Por isso, na hora de fazer as suas escolhas, leia bem os rótulos e fique atento se o fabricante já diz claramente que possui "gordura vegetal hidrogenada". Fuja desses!

 

Please reload

Nossos Posts Recentes

Please reload

Categorias

Please reload

Nosso Insta @chefedepapinha