©2019 BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA.

Biscoito amanteigado "mãezona"

17.02.2018

Dia desses minha amiga Jéssica postou uma lembrança no Facebook dela de uma receita que eu ensinei de biscoito amanteigado de coco no antigo blog da Chefe de Papinha. Ela carinhosamente apelidou de "biscoito mãezona" e eu simplesmente AMEI o novo nome!

 

A ideia é justamente usar esse biscoito como substituto do biscoito maizena que as crianças tanto gostam e que têm muito açúcar, gordura, além de uma série de aditivos químicos. Não são nem um pouco inocentes e liberados, mesmo tendo se tornado tão característicos do público infantil.

 

A minha receita original é feita com farinha branca, mas você pode adaptar na sua casa para farinha integral, farinha de arroz, pode tirar o coco e até substituí-lo por leite em pó para criar a sua versão caseira de biscoito de leite.

 

Sim, leva açúcar e por isso eu NÃO INDICO para crianças menores de dois anos. Mas dentro da minha filosofia de comida de verdade, com ingredientes honestos, esse biscoito tem tudo que você provavelmente já tem na sua despensa. E o melhor, seu filho pode te ajudar a preparar. Portanto, mão na massa e se joga:

 

Uma xícara e meia de farinha de trigo branca (coloque uma xícara e depois vai acrescentando mais até dar o ponto), 1 ovo inteiro + 1 gema, 2 colheres de sopa de coco ralado, 50g de açúcar demerara, 2 colheres de sopa e meia (75g) de manteiga em temperatura ambiente ou derretida e 1 colher de chá de fermento.

Comece misturando uma xícara de farinha, a manteiga e o fermento até ficar com jeito de casca de pão esfarelado. Em seguida, acrescente os demais ingredientes até chegar no ponto em que a massa desgruda da mão e não esfarela na hora de abrir.

Enrole até formar uma bolinha, cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por uns 15 minutos descansando. Depois, em uma superfície lisa, espalhe um pouco de farinha e abra a massa com ajuda de um rolo e corte no formato que quiser.

Coloque em assadeira com anti-aderente e asse por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Prontinho!

Os biscoitos duram de 3 a 4 dias em temperatura ambiente, em recipiente bem fechado. Bom, duram teoricamente, porque acho difícil você resistir e aguentar três dias! ;)

 

Please reload

Nossos Posts Recentes

Please reload

Categorias

Please reload

Nosso Insta @chefedepapinha