©2019 BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA.

Faça uma festa mais saudável e inclusiva

17.02.2018

Festa é sinônimo de alegria e no momento do lanchinho, isso não pode ser diferente. É importante que todas as crianças se sintam incluídas e tenham opções que sejam seguras para elas consumirem, principalmente se tiverem alguma restrição alimentar. 

 

Que tal sair da zona de conforto e proporcionar uma festa gostosa e inclusiva? Alguns lanchinhos podem ser consumidos pela maioria das crianças e são infinitamente mais saudáveis que a dupla cachorro quente e refrigerante. Mesmo que você não consiga fazer todos os itens 100% livre dos principais alergênicos, é legal ter opções para todos os convidados.

 

Para te ajudar, montei uma lista com algumas sugestões bem fáceis de serem oferecidas:

 

 

- MILHO NO COPINHO

Muitas crianças adoram comer milho e dá para preparar de uma forma que praticamente todos podem comer. É só cozinhar as espigas, debulhar e colocar uma pitada de sal. Se quiser incrementar com manteiga, lembre-se que nem todas as crianças podem consumir manteiga. Uma boa opção é trocar a manteiga por um fio de azeite ou servir o milho somente com sal mesmo.

 

 

- SALADA DE FRUTAS

Colorida e democrática, a salada de frutas agrada bem o paladar infantil. Você pode montar uma estação de salada de frutas para as crianças se servirem e montarem sua própria salada. NÃO VALE colocar leite condensado! Incentive o consumo das frutas com o sabor de verdade que elas possuem.

 

 

- SANDUÍCHE MEXICANO

Troque o cachorro quente por um sanduíche de carne moída com molho de tomate. Incremente o molho com cenoura ralada e você torna o sanduíche ainda mais nutritivo. Eu me lembro de quando eu era criança e muitas festinhas tinham sanduíche mexicano no cardápio. Até hoje sou apaixonada por esse clássico das festas infantis.

 

 

 

- MUFFIN

Troque as guloseimas cheias de porcaria por bolos simples, que não levam leite ou derivados no cardápio, mas que também fazem a alegria da criançada.

Use essa base clássica da Chefe de Papinha e varie ao seu gosto: 3 ovos, 3/4 de xíc de óleo, 1 xíc de farinha de trigo integral, 1 xíc de farinha de trigo comum, 2 xíc de açúcar demerara, 1 cs de fermento e o complemento ao seu gosto - 1 xíc de cenoura ralada OU 1 xíc de cacau em pó 100% OU 2 bananas picadas OU 1 maçã picada OU 1 laranja picada. Misture todos os ingredientes, distribua nas forminhas e asse.

*Variações: Para uma versão sem glúten, troque a farinha de trigo por farinha de arroz. Para uma versão para crianças diabéticas, troque o demerara por adoçante culinário Tal e Qual.

 

 

 

- SUCO NATURAL

Saia do refrigerante e troque por suco. Coloque em suqueiras para as crianças se servirem à vontade.

 

 

 

 

- CHUP CHUP NATURAL OU PICOLÉ DE FRUTA

Bata a fruta escolhida com pouca água e coloque em saquinhos próprios para chup chup. Ou coloque em forminhas de picolé e acrescente algumas frutas picadinhas.  Não vale colocar leite condensado ou adoçar. Leve ao freezer e sirva no dia seguinte para as crianças. Muito melhor do que os picolés cheios de açúcar e corantes e faz a diversão de todos da mesma forma.

 

 

 

 

- GELATINA CASEIRA

Aproveite que você já vai fazer o suco e prepare gelatina caseira. Você pode usar a gelatina incolor ou o agar agar. Nem se compara aquele pó cheio de açúcar, corante e conservante da gelatina pronta.

 

 

- DOCE DE BANANA NO COPINHO

Esse doce é fácil de fazer, fica uma delícia, e as crianças curtem bastante. Basta levar ao fogo as bananas com um pouco de açúcar mascavo e laranja espremida e cozinhar até o ponto desejado.
Para uma versão diet, é só cozinhar a banana sem o açúcar mascavo. A própria banana já deixa bem docinho.

 

 

- MINI PIZZA

Faça a massa básica de pizza que leva somente farinha, água, sal e fermento. Use um bom molho de tomate caseiro e cubra com mussarela. Para crianças que não podem consumir leite de vaca e derivados, as lojas de produtos naturais já vendem opções de "mussarela vegana" que cumprem bem o papel.

 

Pronto! Continua sendo uma festa com "cara de festa de criança", mas com pequenas trocas você permite que todas as crianças participem e faz uma comemoração com menos porcarias.

Please reload

Nossos Posts Recentes

Please reload

Categorias

Please reload

Nosso Insta @chefedepapinha