©2019 BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA.

Quando e como dar ovo para os bebês

24.04.2018

Até um tempo atrás acreditava-se que primeiro deveria ser introduzida somente a gema e depois a clara. Esse não é mais o protocolo geral para a introdução alimentar - embora eu deixe claro que o pediatra vai ajudar a definir o momento certo por conhecer o histórico do bebê e da família para alergias alimentares. 


Estudos recentes e o próprio manual da Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a introdução de GEMA E CLARA já na introdução alimentar, ou seja, a partir dos 6 meses. “O ovo, além de excelente fonte proteica de cofatores de alta eficiência nutricional, tem baixo custo e sua adoção deve ser incentivada na alimentação complementar.” (SBP)

O jeito CORRETO de oferecer o ovo ao bebê é com clara e gema bem cozidas, para evitar a contaminação por bactérias próprias da casca do ovo. Você pode oferecer o ovo cozido, mexido ou mesmo em omeletes, desde que garanta o cozimento total dos dois elementos. 
Para o ovo cozido, o tempo ideal é de 10 minutos após fervura da água. Não deixe cozinhar demais! Comece oferecendo 1/4 do ovo para perceber a aceitação e reação do bebê e vá aumentando a quantidade aos poucos. 


IMPORTANTE: - Não LAVE o ovo antes de guardar. Isso só aumenta o riscos e contaminação por conta da porosidade da casca. Você deve lavar imediatamente antes do uso. - Não GUARDE o ovo preparado e não consumido. O ovo é um alimento feito para ser consumido imediatamente. Portanto, nada de colocar na comidinha que será guardada na geladeira ou congelada. 


O ovo é uma PROTEÍNA COMPLETA e um alimento riquíssimo para oferecer ao bebê e à criança. Muitos chamam de “superalimento”. Possui vitamina B12, B2, B5, A e o mineral selênio, além de pequenas quantidades de várias outras vitaminas e minerais importantes.

Inclua o ovo na alimentação do seu bebê e aproveite para agregar outros elementos, como legumes e verduras, para variar a apresentação. Apenas não recomendo a fritura em imersão. Você pode fazer a versão “frita” em água. 


Essas e outras dicas fazem parte do meu Workshop de Introdução Alimentar! Para saber mais, entre em contato no (13) 99177-0131.

Please reload

Nossos Posts Recentes

Please reload

Categorias

Please reload

Nosso Insta @chefedepapinha