©2019 BY CHEFE DE PAPINHA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CHEFE DE PAPINHA É UMA MARCA REGISTRADA.

O que significa comer bem?

15.05.2018

 

Responda rápido: o que é comer bem para você?

 

Muitas mães questionam se o filho come bem ou se queixam de que ele não come bem, mas nem sempre pensam sobre o significado.

 

Comer bem tem a ver com quantidade? Não.
Tem a ver com qualidade? Sim. 
Tem a ver com variedade? Muito. 
Comer bem seria comer apenas coisas saudáveis? Não.

 

Comer bem é comer o que tem em qualquer lugar. É não ter que se preocupar se o filho vai na casa do amigo e lá pode ter algo que ele não coma de jeito nenhum.

É bom comer o mais saudável possível? Claro que sim! Mas comer não tem a ver somente com a ingestão de nutrientes. Comer é cultural, é um ato social e, para a criança, é um aprendizado.

 

Este ano a Gabriela provou paella pela primeira vez e amou. Estávamos no aniversário do biso dela e esse era o prato principal. Alguém poderia pensar “puxa, mas isso não é comida para criança”. Quem disse? Ela provou a paella e adorou. Na semana retrasada fomos a um restaurante em Santos, o pai pediu paella e ela quis comer de novo.

Eu não estava preocupada com os grupos alimentares daquele prato. Eu estava feliz porque ela, até mais do que eu, estava ampliando sua variedade alimentar.

Comer bem é comer sem frescura. Ir a uma viagem e comer hambúrguer com batata frita. Ir à casa da tia e comer frango com quiabo.

 

Não significa passe livre para comer tranqueira. O comer bem é estar aberto a provar diferentes alimentos e ampliar o paladar. E curiosamente, quando a criança topa comer de tudo, o saudável acaba saindo na frente.

 

Não precisa necessariamente comer de tudo, mas comer bem é encarar o que tiver de opção naquele dia. Seja macarrão a bolonhesa ou uma abobrinha recheada.

E antes que me questionem por que eu escrevo tudo isso e não quero, por exemplo, que minha filha tome refrigerante ou coma salsicha, é porque eu penso que enquanto ela comer de tudo, dificilmente haverá uma situação em que só tenha salsicha e refri de opção para ela.

 

Mas se for uma salsicha alemã ou uma salsicha artesanal somente de carnes, opa, ela come sim. Aliás, já comeu! 😉

Please reload

Nossos Posts Recentes

Please reload

Categorias

Please reload

Nosso Insta @chefedepapinha